TNU garante auxílio-reclusão a dependente de preso sem renda

TNU garante auxílio-reclusão a dependente de preso sem renda

A Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (TNU) garantiu a concessão de auxílio-reclusão à filha menor de idade de um segurado que foi preso quando estava desempregado e sem renda. Com a decisão, a dependente deverá receber do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) todos os valores devidos desde a data da requisição do benefício.

O entendimento foi reafirmado pelo Colegiado durante o julgamento de um pedido de uniformização interposto pelo INSS contra acórdão da Turma Recursal da Seção Judiciária de Santa Catarina. No recurso, a autarquia alegava que o segurado encontrava-se em período de graça no momento da prisão, ou seja, gozando do prazo de manutenção de seus direitos perante a Previdência Social após deixar de contribuir. Porém, sustentava que o último salário do segurado foi pago em valor superior ao teto estabelecido para que o trabalhador seja considerado de baixa renda. 

No entanto, conforme informações dos autos, o último salário de contribuição foi auferido em junho de 2009. Já a prisão ocorreu em 27 de fevereiro de 2010. Dessa forma, para o relator do caso na TNU, juiz federal Boaventura João Andrade, quando foi encarcerado, o pai da autora do processo estava desempregado, sem receber nenhuma renda. Por isso, não é possível considerar a renda anterior para descartar o direito do segurado e assim penalizar seus dependentes privando-os do mínimo para a subsistência. 

Segundo o magistrado, a TNU não poderia aceitar o recurso porque o acórdão paradigma apresentado pelo INSS confrontaria acórdãos da mesma região da Justiça Federal, o que contraria a Lei nº 10.259, de 2001. “Tal o contexto, o incidente de uniformização apresenta-se prejudicado”, observou o relator com base na Questão de Ordem nº 4 da própria Turma Nacional.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (CJF - Conselho da Justiça Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos