Diran Aquino de Lima
Diran Aquino de Lima - Bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Contabilidade Gerencial, ambos pela Fundação Visconde de Cairu ( Salvador-BA ). Acadêmico em Direito ( FTC - Salvador-Ba ). Contador, Palestrante, Consultor Tributário e Contábil; Consultor especializado em Terceiro Setor.
diaquino08@gmail.com
Artigos Publicados (5)
Risco de evasão fiscal do ISS em obras de construção civil/infraestrutura
Diran Aquino de Lima
Análise dos riscos existentes de evasão fiscal em obras/serviços de construção civil/infraestrutura, notadamente em cidades de pequeno e médio portes. E apresenta formas de combater a referida evasão fiscal e consequente perda de arrecadação do citado tributo municipal.
Tributário
01/06/2021
Como gerar caixa para as empresas através da recuperação de créditos tributários
Diran Aquino de Lima
Análise sobre a importância da recuperação de créditos tributários para a geração de caixa das empresas, sobretudo, no momento atual de crise que o Brasil e o mundo vivenciam em decorrência da pandemia do coronavírus.
Tributário
04/12/2020
A importância da recuperação de créditos tributários para a geração de caixa das empresas
Diran Aquino de Lima
Análise sobre a geração de caixa das empresas através da recuperação de créditos tributários, sobretudo em períodos de retração econômica. Este instituto tem amparo legal e está ao alcance dos contribuintes dos regimes tributários do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Tributário
15/11/2020
Recuperação de crédito tributário no Simples Nacional
Diran Aquino de Lima
Análise da recuperação de crédito das empresas optantes pelo Simples Nacional, por meio da restituição ou da compensação, instrumentos previstos na legislação brasileira, contudo, em função da complexidade do sistema tributário nacional, a grande maioria das empresas não usufruem deste direito.
Tributário
26/11/2019
Imunidades tributárias aplicadas as entidades sem fins lucrativos
Diran Aquino de Lima
Trata da imunidade tributária das instituições do terceiro setor, prevista na Constituição e no CTN. Contudo, alguns órgãos arrecadadores insistem em não aceitar e de forma equivocada exigem procedimentos contidos em leis ordinárias, contrariando, inclusive julgados do próprio STF.
Tributário
09/10/2018
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente
Amplie sua visibilidade no mundo jurídico