Henrique Guimarães

Advogado (BA) especialista em direito civil e do consumidor, membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-BA, com atuação destacada nos ramos do Direito Imobiliário, Bancário, Empresarial, Financeiro, Família e de Saúde (planos), autor de diversos artigos, colunista do blog BahiaJá, além de diversas entrevistas à Rede Bahia, Rede Record, Rede Band, TVE, Jornal Tribuna da Bahia,Jornal Correio da Bahia, Jornal A Tarde, Rádio Metrópole, Rádio Nova Salvador, Rádio Sociedade, Rádio Cultura entre outras, mantendo blogs de caráter informativo aos consumidores em geral como o www.ObrasAtrasadas.com.br e o www.consumidorbahia.com.br. SIte Oficial www.henriqueguimaraes.com.br

contato@henriqueguimaraes.com.br

Artigos Publicados (5)

A cobrança abusiva e a dignidade do consumidor
Henrique Guimarães
O comércio, a indústria e os serviços logo perceberam que era muito mais cômodo terceirizar o setor de cobranças, entregando a instituições especializadas, evitando transtornos, desgastes e até despesas.
Consumidor 06/09/2012
Juros bancários e direitos dos consumidores
Henrique Guimarães
Não obstante ser alvo de muita polêmica, historicamente os bancos sempre cobraram, e ainda cobram, patamares elevadíssimos de juros nas suas mais variadas operações de créditos.
Consumidor 09/08/2012
A inscrição nos órgãos de restrição ao crédito
Henrique Guimarães
Muito comum atualmente são as ações de indenização por danos morais em face de inscrições indevidas. A inscrição do nome do consumidor em órgão de restrição ao crédito, quando injustificada ou feita sem o requisito da comunicação prévia, enseja sim o direito do consumidor à indenização.
Consumidor 24/07/2012
Cláusula de 180 dias das construtoras é ilegal
Henrique Guimarães
As construtoras colocam nos contratos as chamadas cláusulas de tolerância, que inicialmente eram de 90 dias, passaram para 120 e hoje a maioria já trabalha com 180 dias. Cabe a pergunta: é legal esta cláusula, à luz do direito do consumidor?
Civil 13/06/2011
Atraso na entrega de imóveis e o Direito do Consumidor
Henrique Guimarães
Transtornos variados, frustração e prejuízos são o resultado dos atrasos das obras. O que diz o Direito do Consumidor a cerca de problemas como esse?
Consumidor 31/03/2011
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos