Giovanni D'Andrea

Secretário de Ofício da Procuradoria da Justiça Militar. Advogado. Pós-Graduado em Direito Administrativo. Pós-Graduado em Direito Militar.

giovdand@yahoo.com.br

Artigos Publicados (6)

O administrado e a administração pública no processo administrativo
Giovanni D'Andrea
Analisar-se-á a postura do administrado no processo administrativo, bem como a postura da própria Administração Pública frente aos limites do poder-dever de autotutela.
Administrativo 07/09/2010
O direito de matar e o dever de morrer
Giovanni D'Andrea
Abordar-se-á a pena de morte no Brasil, com sua devida autorização constitucional em caso de guerra declarada.
Civil 06/09/2010
Histórico da responsabilidade civil do Estado
Giovanni D'Andrea
O objetivo deste ensaio é expor a evolução da responsabilidade civil da Administração Pública analisando as teorias que “entraram para a história” do Direito Administrativo brasileiro, explanando suas nuances a partir de cada Constituição Federal, comentando o tema sob o enfoque do Código Civil.
Civil 03/09/2010
Amplitude do direito ao silêncio
Giovanni D'Andrea
Jargão de brincadeira infantil, a frase “você tem o direito de permanecer calado, qualquer coisa que você disser poderá ser usada contra você”, enfatizando o silêncio, ganhou força no direito pátrio positivo, haja vista ser direito fundamental individual, hoje em sede constitucional.
Civil 18/08/2010
A Ciência Jurídica e as Artes Plásticas
Giovanni D'Andrea
Trata da dificuldade de fazer prevalecer a função social da lei em proteger juridicamente os criadores e suas criações visuais, inobstante as iniciativas legislativas brasileiras de suporte ao artista plástico.
Civil 09/07/2009
Competência do Superior Tribunal Militar para julgamento de ações relativas às transgressões disciplinares
Giovanni D'Andrea
Com base, inclusive, na PEC nº 358-A/2005, tentaremos aclarar sobre a situação do julgamento das ações relativas às transgressões militares pela Justiça Militar da União, conseqüentemente em segunda instância pelo Superior Tribunal Militar.
Penal 26/04/2009
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos