O planejamento tributário como diferencial nas empresas

O planejamento tributário como diferencial nas empresas

A dinâmica do planejamento junto à Fazenda Pública comporta a reorganização contábil, com aproveitamento de incentivos fiscais e maior capitalização do negócio.

A tributação representa grande parcela dos custos de uma empresa, senão a maior. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus fiscal, pois cerca de 33% do faturamento das atividades mercantis é dirigido ao pagamento de tributos.

Assim, imprescindível se torna a adoção de um sistema de economia legal para driblar a concorrência e manter-se no mercado. Analisando o cenário fiscal é possível identificar fatos tributáveis e seus efeitos, de forma a escolher a alternativa menos onerosa para a empresa dentro dos limites da licitude.

No ordenamento jurídico brasileiro, o planejamento tributário é amparado pelo instituto da elisão fiscal, consistente na escolha de procedimentos autorizados ou não proibidos por lei. Neste viés, três são as atitudes do administrador moderno que podem estruturar seu negócio: evitar a incidência do fato gerador do tributo, reduzir o montante, sua alíquota ou base de cálculo ou ainda retardar o pagamento, sem a ocorrência da multa.

Portanto, a dinâmica do planejamento junto à Fazenda Pública comporta a reorganização contábil, com aproveitamento de incentivos fiscais e maior capitalização do negócio, possibilitando, ainda, novos investimentos.

Sobre o(a) autor(a)
Kaline Michels Boteon
Kaline Michels Boteon
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos