Investigação criminal e medicina legal

Investigação criminal e medicina legal

A investigação criminal é de suma importância para a eficácia da persecução penal e, portanto, para a aplicação da Lei penal, por isso, o Brasil está equipando cada vez mais a polícia judiciária. Dito isso, a polícia forense, dado o nível de violência e criminalidade, deve estar muito bem...

A investigação criminal é de suma importância para a eficácia da persecução penal e, portanto, para a aplicação da Lei penal, por isso, o Brasil está equipando cada vez mais a polícia judiciária.

Dito isso, a polícia forense, dado o nível de violência e criminalidade, deve estar muito bem aquinhoada para fazer frente às suas tarefas diárias de solução de crimes, ainda mais em uma sociedade violenta como a nossa.

Dessarte, o Ministério da Justiça está fornecendo equipamentos de perícia às polícias estaduais, distritais e federais. Dentre esses equipamentos constam maletas de perícia de local do crime com reagentes para teste de sangue, esperma, cabelo e drogas; bem como máquinas fotográficas de alta resolução, GPS, netbooks, luz forense, material para coleta de impressões digitais e material para isolamento da área do crime.

Além disso, estão para ser comprados 35 comparadores balísticos, 18 scanners radiográficos, 31 cromatógrafos gasosos e, ainda, 150 câmaras frigoríficas para cadáveres. A lista com todos os itens pode ser baixada no site do Ministério da Justiça.

Tudo isso custará alguns milhões, segundo o Ministério da Justiça; muito bem investidos, certamente, desde que existam profissionais capacitados para seu uso. Sem embargo, analisando-se a lista com as ferramentas de investigação, conclui-se que são dignas do seriado de TV CSI.

Assim, penso que será muito mais fácil a apuração dos crimes materiais, ou seja, daqueles que deixam vestígios, tornando a investigação mais rápida e precisa, o que culminará com uma diminuição da impunidade. Com efeito, se isso realmente se der, a credibilidade da polícia judiciária irá aumentar, causando, por sua vez, a diminuição da chamada cifra negra (relação de crimes ocorridos, mas não registrados pelos órgãos oficiais).

Não obstante, deve-se somar ao treinamento e equipamento das polícias judiciárias, também, o ensino da medicina legal nas faculdades de Direito, conforme já ensinava Delton Croce, em seu "Manual de Medicina Legal". O aperfeiçoamento da Medicina Legal no país não deve ser esquecido.

Sobre o(a) autor(a)
Carlos Eduardo Neves
Analista de Promotoria (Assistente Jurídico) do Ministério Público do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). Foi estagiário, por 2 anos, na Defensoria Pública do Estado de São...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos