Elegibilidade e inelegibilidade

Elegibilidade e inelegibilidade

Análise sobre os institutos eleitorais da elegibilidade e inelegibilidade, suas condições e causas, bem como aspectos gerais sobre eleições.

As inelegibilidades não se confundem com as inalistabilidades, que são impedimentos à capacidade eleitoral ativa, ou seja, o direito de ser eleitor, ao direito de votar. 

Da mesma forma, não se confundem as inelegibilidades com as incompatibilidades, que são impedimentos ao exercício do mandato. 

Mas o que é elegibilidade? O direito de ser votado, mediante condições e eleição popular. 

As condições de elegibilidade são inerentes a três lapsos temporais distintos: condições necessárias no momento do registro, condições necessárias um ano antes da data da eleição, ou seja, da data do pleito eleitoral e condições necessárias no momento da posse. As condições necessárias no momento do registro se subdividem em três áreas: Cidadania brasileira, Alistamento Eleitoral e Pleno Exercício dos Direitos Políticos. 

Um ano antes do pleito eleitoral no qual pretende se candidatar a cargo eletivo o cidadão deve estar apto a preencher duas condições: domicílio eleitoral na circunscrição e filiação partidária. 

Os requisitos exigidos na data da posse estão diretamente ligados à idade cronológica do candidato. 

Assim, para que possam ser empossados os candidatos devem ter no mínimo 35 anos, na hipótese de presidente, vice-presidente e senadores; 30 anos na hipótese de governadores e vice-governadores; 21 anos na hipótese de deputados federais e deputados estaduais, e 18 anos na hipótese de vereadores. 

E o que é inelegibilidade? São as condições constitucionais que impedem o cidadão do exercício total ou parcial de eleger-se. 

Podem ser absolutas sendo o impedimento eleitoral para qualquer cargo ou relativa, sendo o impedimento eleitoral para alguns cargos ou mandatos, previstos os casos no artigo 14 da Constituição Federal e na Lei de Inelegibilidades. 

O objetivo destas regras é proteger a normalidade e a legitimidade das eleições.

Sobre o(a) autor(a)
Samara Ohanne
Samara Ohanne, advogada especialista em direito eleitoral e penal
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos