Investigação de paternidade - Pedido de realização de exame de DNA

Investigação de paternidade - Pedido de realização de exame de DNA

Autor pede a determinação de nova data para a realização de exame pericial de DNA, tendo em vista a ausência do Requerido ao Laboratório quando da primeira determinação, ficando o Réu ciente que sua recusa na realização do referido exame poderá implicar na presunção da paternidade.

PRO
Assine o DN PRO por apenas R$ 24,90 por mês e acesse 7.530 documentos úteis para o seu dia a dia no escritório. Saiba mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara de Família e Sucessões da Comarca de especificar

(espaço de 10 linhas)

Autos do processo

(espaço de 10 linhas)

Nome completo do menor, representando por sua genitora Nome completo da genitora, já devidamente qualificada nos autos da Ação de Investigação de Paternidade, de número em epígrafe, que move em face de Nome completo do Réu, por seu advogado signatário, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, requerer a determinação de nova data para a realização de exame pericial de DNA, tendo em vista a ausência do Requerido ao Laboratório quando da primeira determinação, ficando o Réu ciente de que a recusa em se submeter ao exame de código genético - DNA gerará a presunção da paternidade, nos termos do artigo 2º-A da Lei 8.560/92, acrescentado pela Lei 12.004/09.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

Local, dia de mês de ano.

Assinatura do Advogado
Nome do Advogado
OAB/UFnúmero da inscrição na OAB

Este modelo está sujeito à atualizações constantes pelo DireitoNet e pode não refletir, necessariamente, o ordenamento jurídico mais recente. O uso deste material é de responsabilidade exclusiva do usuário. Consulte sempre um advogado.
Download
Baixe este modelo para editá-lo no editor de texto de sua preferência
Baixar modelo
Lista de leitura
Adicione este modelo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este modelo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

É possível a aplicação de medidas coercitivas a genitor que se recusa ao exame de DNA?

Sim, nesses casos o entendimento da jurisprudência segue no sentido de que o juiz pode lançar mão das medidas coercitivas autorizadas pelo artigo 139, inciso IV, do Código de Processo Civil (CPC).

Respondida em 09/06/2020
Qual deve ser o valor da causa na ação de investigação de paternidade?

Em regra, é atribuído um valor apenas para fins de alçada ou distribuição (podendo ser, por exemplo, um salário mínimo se o autor não tiver conhecimento da renda do réu). Entretanto, se a ação estiver cumulada com alimentos, o valor da causa será correspondente a doze vezes o valor dos alimentos pleiteados, conforme o artigo 292, inciso III, do CPC. Contudo, se for o caso de hipossuficiência econômica do autor da demanda, poderão ser pleiteados os benefícios da justiça gratuita, nesse caso, dispõe o artigo 98, § 1º, inciso V, do CPC, que a gratuidade da justiça inclui as despesas com a realização do exame de DNA.

Respondida em 07/05/2020
Na ação de investigação de paternidade, o médico que acompanhou a gestação da Autora, pode ser arrolado como testemunha?

O médico que acompanhou a gestação da parte pode ser arrolado como testemunha, mas a ele cabe se escusar de responder sobre pontos que estejam acobertados por sigilo profissional.

Respondida em 12/04/2019
A genitora pode figurar no polo ativo de ação de investigação de paternidade?

Em regra, a parte legítima para figurar no polo ativo da ação de investigação de paternidade será o pretenso filho, e não a genitora.

Respondida em 09/04/2019
Envie sua pergunta

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja vantagens em assinar