Pessoas com deficiência poderão ter prioridade na restituição de imposto de renda

Pessoas com deficiência poderão ter prioridade na restituição de imposto de renda

Aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal o Projeto de Lei nº 6.569/2019 que se destina a conceder preferência na restituição de imposto de renda a pessoas com deficiência, sem prejuízo da prioridade já concedida a idosos.

A proposição é uma emenda ao Projeto de Lei do Senado nº 571/2011, visando alterar o artigo 13, da Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, que dispõe sobre a legislação do imposto de renda das pessoas físicas e outras providências.

De acordo com o mérito da proposta, a atribuição legal de preferência no recebimento do imposto de renda pago a maior e apurado na declaração anual, terá o caráter simbólico do apoio do Poder Público Federal aos portadores de deficiência e de atenção aos ditames constitucionais, garantindo que sejam asseguradas condições especiais para a inserção social.

A matéria original havia sido aprovada pelo senado em 2013, mas em virtude de modificações no texto, a proposição agora segue para apreciação pela Comissão de Assuntos Econômicos – CAE.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Guia de estudo - Imposto de Renda - IR
Breve histórico do IR no mundo e no Brasil, competência e campo de incidência, IR na CF/88, conceito de renda e provento, generalidade, universalidade e progressividade, princípio da irretroatividade e da anterioridade, IR no CTN, disponibilidade econômica, obrigação principal e acessória, contribuintes do IRPJ, alíquota e lucro real, opção pelo recolhimento mensal por estimativa, livro de apuração do lucro real, presumido, e arbitrado, dupla tributação do lucro na PJ e na PF, eliminação e preço de transferência.

Resumo - Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR) I
Breve histórico do IR no mundo e no Brasil, competência e campo de incidência, IR na Constituição Federal de 1988, conceito de renda e provento, generalidade, universalidade e progressividade, princípio da irretroatividade e da anterioridade, IR no CTN, disponibilidade econômica.

Resumo - Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR) II
Obrigação principal e acessória, contribuintes do IRPJ, alíquota e lucro real, opção pelo recolhimento mensal por estimativa, livro de apuração do lucro real, lucro presumido, lucro arbitrado, dupla tributação do lucro na PJ e na PF, eliminação e preço de transferência.

Contrato - Procuração para administração e regularização de impostos relativos à renda
Cliente constitui como seu procurador-advogado para agir em seu nome junto à qualquer instituição federal competente sobre matéria relativa ao imposto de renda, sendo responsável por toda atividade relacionada à solução das questões envolvendo impostos sobre a renda, com cláusula ad judicia.

Dicionário jurídico - Imposto de Renda - IR

Veja mais atualizações sobre imposto de renda no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos