Decreto define alterações no processo administrativo ambiental

Decreto define alterações no processo administrativo ambiental

O Decreto nº 9.760/19 define mudanças no procedimento administrativo ambiental no âmbito federal, com incentivo à conciliação e visando a obtenção de resultados céleres para resolução de conflitos de matéria ambiental.

A conciliação deve ser estimulada pela administração, com vistas a encerrar os processos administrativos federais relativos à apuração de infrações administrativas por condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, de modo que, por ocasião da lavratura do auto de infração, o autuado será notificado para, querendo, comparecer ao órgão ou à entidade ambiental em data e horário agendados, a fim de participar de audiência de conciliação ambiental.

O Decreto ressalta a atuação do Núcleo de Conciliação Ambiental, possuindo competência de realizar a análise preliminar da autuação para verificar eventual existência de vício sanável ou insanável, decidir sobre a manutenção da aplicação das medidas administrativas, bem como realizar a audiência de conciliação ambiental para explanar ao autuado as razões que ensejaram a lavratura do auto de infração e apresentar as soluções legais possíveis para encerrar o processo, tais como o desconto para pagamento, o parcelamento e a conversão da multa em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente.

Excepcionalmente, poderá ser dispensada a realização da audiência de conciliação ambiental ou designada audiência complementar, conforme situações previstas em portaria conjunta do Ministro de Estado do Meio Ambiente e dos dirigentes máximos dos órgãos ou das entidades da administração pública federal ambiental.

Em relação a matéria procedimental, a intimação pessoal ou por via postal com aviso de recebimento deverá ser substituída por intimação eletrônica quando houver concordância expressa do autuado e tecnologia disponível que confirme o seu recebimento.

O não comparecimento do autuado à audiência de conciliação ambiental será interpretado como ausência de interesse em conciliar e dará início ao prazo para apresentação da defesa contra o auto de infração.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Direito Processual Ambiental I

Resumo - Direito Processual Ambiental II

Guia de estudo - Meio ambiente e Direito Ambiental

Resumo - Sanções penais derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente

Resumo - Responsabilidade pelos danos causados ao meio ambiente

Veja mais atualizações sobre direito ambiental no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos