Notícias

Senado: empréstimo consignado para aposentados é uma panacéia do governo

Fonte: Agência Senado

O senador César Borges (PFL-BA) disse em Plenário, nesta quarta-feira (12), que a medida provisória que permitiu aos aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social contratarem empréstimos mediante consignação na folha de pagamento, "é uma panacéia planejada para disfarçar a falta de uma política de atualização da remuneração da categoria". Na sua opinião, caso o governo quisesse fazer algo pelos aposentados, não teria vetado os 16,67% de reajuste aprovado no Congresso.

César Borges afirmou que tais empréstimos transformaram-se emverdadeira dor de cabeça para os aposentados que autorizaram descontos em folha para liquidar débitos com os bancos credores. Conformedados do Serasa que mencionou, o número de inadimplentes idosos acima de 60 anos é 10% maior que os de qualquer outra faixa etária.

Por outro lado, ressaltou, o lucro do banco BMG, que vendeu a carteira de empréstimos em consignação para a Caixa Econômica Federal e a outros bancos, "cresceu assustadoramente" desde que foi editada a MP, em 2003.

Fonte: Agência Senado

Imprimir
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet