Senado: empréstimo consignado para aposentados é uma panacéia do governo

Senado: empréstimo consignado para aposentados é uma panacéia do governo

O senador César Borges (PFL-BA) disse em Plenário, nesta quarta-feira (12), que a medida provisória que permitiu aos aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social contratarem empréstimos mediante consignação na folha de pagamento, "é uma panacéia planejada para disfarçar a falta de uma política de atualização da remuneração da categoria". Na sua opinião, caso o governo quisesse fazer algo pelos aposentados, não teria vetado os 16,67% de reajuste aprovado no Congresso.

César Borges afirmou que tais empréstimos transformaram-se emverdadeira dor de cabeça para os aposentados que autorizaram descontos em folha para liquidar débitos com os bancos credores. Conformedados do Serasa que mencionou, o número de inadimplentes idosos acima de 60 anos é 10% maior que os de qualquer outra faixa etária.

Por outro lado, ressaltou, o lucro do banco BMG, que vendeu a carteira de empréstimos em consignação para a Caixa Econômica Federal e a outros bancos, "cresceu assustadoramente" desde que foi editada a MP, em 2003.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Senado) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos