OAB-SP quer "serasa" para violação de prerrogativas

OAB-SP quer "serasa" para violação de prerrogativas

A Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está criando um cadastro de autoridades que violam sistematicamente as prerrogativas profissionais dos advogados. Informalmente, o banco de dados tem o nome de “Serasa da OAB-SP”. De acordo com o presidente da entidade paulista, Luiz Flávio Borges D’Urso, a Seccional quer incentivar os advogados de todo o Estado a registrar cada violação das prerrogativas.

“Queremos uma reação em massa contra o desrespeito às nossas prerrogativas. Somente assim poderemos cobrar explicações daquela autoridade que registra dezenas de reclamações contra ela", afirmou D’Urso. "Prerrogativas não são privilégios, mas conjunto de direitos estabelecidos em lei para o pleno exercício da advocacia que, por sua vez, está defendendo a cidadania”.

Com base nesse cadastro, a OAB-SP pretende coibir a inscrição na Ordem de autoridades que tenham um histórico de violação de prerrogativas. "O Estatuto da Advocacia estabelece que o inscrito tenha idoneidade moral e uma autoridade que tratou o advogado de forma desrespeitosa, coercitiva ou que abusou de sua autoridade não preenche os requisitos para ingressar nos quadros da OAB”, explicou D´Urso.

O presidente da OAB paulista disse que um desembargador considerou a medida de legalidade duvidosa. A isso, D´Urso respondeu: “Considero de ilegalidade flagrante todo juiz que não atende advogado, que não permite consulta aos autos, que desrespeita advogado em audiência. Quem considerar que teve um direito lesado, deve buscar reparação na Justiça”, ponderou.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (OAB - Conselho Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos