Réu que foge após condenação não tem direito a apelar da decisão

Réu que foge após condenação não tem direito a apelar da decisão

O réu que foge após ter sido condenado em ação penal não tem direito ao recurso de apelação ao tribunal, por incorrer em deserção. A decisão é da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou pedido da Defensoria Pública mineira em favor do réu, condenado a sete anos e 11 meses de reclusão por roubo. A defesa sustentou que a apelação deveria ser admitida, pois, do contrário, impediria ao réu o uso de recurso garantido pela Constituição.

O ministro Arnaldo Esteves Lima esclareceu que o entendimento pela deserção da apelação decorrente da fuga do réu, conforme estabelece o Código de Processo Penal [CPP - artigo 595: "Se o réu condenado fugir depois de haver apelado, será declarada deserta a apelação."], é reiteradamente reconhecida pela Quinta Turma e também pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

O relator ainda afirmou que, embora a questão esteja novamente em análise no Supremo, tendo sido afetado pela Primeira Turma ao Plenário daquela corte o julgamento do HC 85.961/SP (rel. min. Marco Aurélio), em que se questiona a constitucionalidade do artigo do CPP, não há razão para desconsiderar a jurisprudência do STJ antes de eventual mudança de entendimento do STF.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos