Sancionada lei para apressar cobranças judiciais

Sancionada lei para apressar cobranças judiciais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona hoje (22) lei que deverá apressar os processos de cobrança judiciais, que estão entre os principais responsáveis pelo congestionamento dos tribunais brasileiros.

A nova lei, que teve origem no Projeto de Lei 52/04, altera o processo de execução civil, conferindo mais racionalidade e agilidade à tramitação de ações de cobrança. A nova norma faz parte da regulamentação da reforma do Judiciário, também chamada de reforma processual, que prevê alterações nas normas dos processos civis, trabalhistas e penais.O ex-presidente nacional da OAB, Reginaldo Oscar de Castro, irá representando a entidade.

De acordo com a nova lei, serão fundidas as duas fases do processo de execução de uma dívida: a de conhecimento, em que o juiz constata a existência do débito, e a de execução, em que o credor paga a dívida. Com o novo procedimento, elimina-se a necessidade de fazer nova citação pessoal do réu no momento da execução, o devedor perde a prerrogativa de oferecer bens à penhora, e o pagamento da dívida passa a ser feito no início da execução.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (OAB - Conselho Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos