Notícias

Desnecessária nova citação da Fazenda para pagamento de precatório complementar

Direito Constitucional | 06/jul/2005

Fonte: STJ - Superior Tribunal de Justiça

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que não há necessidade de nova citação da Fazenda Pública para pagamento de precatório complementar. Dessa forma, a Turma negou provimento ao recurso da Fazenda do Estado de São Paulo para reformar decisão do Tribunal de Justiça do Estado.

A Corte estadual considerou desnecessária nova citação da Fazenda para pagamento de precatório complementar, concluindo, ainda, pela não-ocorrência da prescrição intercorrente, alegando culpa da própria Fazenda Pública na quitação dos débitos reclamados por Pedro Lillo Berlanga.

No STJ, a relatora, ministra Eliana Calmon, ressaltou que não pode vingar a tese da prescrição contada de cada parcela recebida. "Afinal, há uma obrigação de pagar, única, cujo pagamento, protaído no tempo, é provocado pela sistemática do precatório. Porém não se pode perder o foco de que a obrigação se faz por complementações não estanques entre si", disse.

Quanto à nova citação da Fazenda, a ministra lembrou que o STJ já pacificou o entendimento no sentido de que "o incidente de atualização de valores, visando à expedição de precatório complementar, por não constituir novo processo de execução, dispensa a citação prevista no artigo 730 do Código de Processo Civil e o procedimento traçado neste dispositivo".

Fonte: STJ - Superior Tribunal de Justiça

Imprimir
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet