Ministério do Trabalho estima criação de um sindicato por dia

Ministério do Trabalho estima criação de um sindicato por dia

Uma média de um sindicato surge no País a cada dia. No total, existem hoje cerca de 24 mil entidades sindicais, de trabalhadores e patronais. A estimativa foi feita por um representante do Ministério do Trabalho em exposição feita a ministros do Tribunal Superior do Trabalho e presidentes dos Tribunais Regionais.

A iniciativa de buscar informações sobre o atual quadro de registro sindical foi do presidente do TST, ministro Vantuil Abdala, em decorrência da nova competência atribuída à Justiça do Trabalho pela reforma do Poder Judiciário. Pelo novo texto, “as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores”, passam a ser julgadas na Justiça do Trabalho.

Como o registro no Ministério do Trabalho não é obrigatório, há dificuldades para se chegar ao número preciso de sindicatos no País. O secretário adjunto de Relações do Trabalho, Marco Antonio de Oliveira, explicou que muitos sindicatos possuem código para o recebimento das contribuição sindical obrigatória, mas não têm registro.

O Ministério do Trabalho realiza, no momento, o cruzamento de dados do registro sindical com o cadastro da Caixa Econômica Federal para levantar o quadro mais exato. Também lançou uma campanha de atualização de informações sindicais com o mesmo objetivo. A administração pública deve tornar pública essa informações, pois são entidades que têm o privilégio de usufruir de uma contribuição de natureza parafiscal , disse o secretário adjunto de relações do trabalho.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos