Falência por insucesso comercial não autoriza redirecionamento da execução fiscal

Falência por insucesso comercial não autoriza redirecionamento da execução fiscal

A decretação de falência em razão do insucesso do empreendimento comercial, por si só, não justifica o redirecionamento da execução fiscal contra seus sócios. O entendimento é da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao dar provimento a recurso de sócio de empresa falida que estava sendo executado pelo Fisco mineiro. O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG) havia considerado irregular a dissolução da empresa em razão da falência.

"É pacífica a jurisprudência desta Corte no sentido de que o simples inadimplemento da obrigação tributária não caracteriza infração à lei capaz de ensejar a responsabilidade prevista no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional – CTN" [São pessoalmente responsáveis pelos créditos correspondentes a obrigações tributárias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infração de lei, contrato social ou estatutos... os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurídicas de direito privado.], afirmou a ministra Eliana Calmon.

Para a relatora, a quebra de uma sociedade não importa na responsabilização automática dos sócios, pois a simples extinção da empresa por falência não significa que sua dissolução tenha sido irregular. Além disso, o Fisco sequer teria alegado ou tentado demonstrar a prática de ato ou fato irregular.

"Em qualquer espécie de sociedade comercial", concluiu a ministra, "é o patrimônio social que responde sempre e integralmente pelas dívidas sociais. Com a quebra da sociedade, é a massa falida que responde pelas obrigações da sociedade até o encerramento da falência, sem prejuízo da responsabilidade pessoal do sócio se ficar demonstrada a prática de ato ou fato eivado de excesso de poderes ou de infração de lei, contrato social ou estatutos."

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos