Empresas são investigadas por enviar cartão sem pedido do consumidor
As administradoras de
cartões de crédito que enviam cartões aos consumidores sem que eles o
tenham solicitado estão na mira do Departamento de Defesa do Consumidor
do Ministério da Justiça. Oito empresas do setor estão sendo
investigadas pelo ministério, acusadas da prática.
Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor,
Ricardo Morishita, o envio de cartões sem a autorização do consumidor é
considerada prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor. Por
isso, ele lembra ao consumidor que atitudes tomar quando receber um
cartão indesejado. "Nesses casos, deve-se procurar os órgãos de defesa
de sua cidade, ou de seu estado, que são os procons, o próprio
Ministério Público, além das defensorias públicas e entidades civis,
para fazer a ocorrência"
Ricardo Morishita, alerta ainda o consumidor que porventura recebeu o
cartão e acabou fazendo compras, que ele está isento apenas do
pagamento da anuidade, mas não do valor das compras. "O envio do cartão
sem a solicitação é considerado 'amostra grátis', por isso o consumidor
não tem que pagar a taxa da administradora. Mas isso não significa que
ele não tenha que pagar pelas compras" enfatiza o diretor.
Na última sexta-feira, o Departamento de Defesa do Consumidor do
Ministério da Justiça instaurou oito processos contra administradoras
de cartões e a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito
e Seviços (ABECS). Foram abertos três processos contra a Fininvest,
três contra o Unibando, um contra a Caixa Econômica Federal e um contra
a Itaucard.
Segundo Ricardo Morishita, as empresas que estão sendo investigadas têm
10 dias, a partir da data da publicação no Diário Oficial, o que
ocorreu também na sexta-feira (21), para apresentar defesa. Caso isso
não aconteça, elas podem pagar multas de até R$ 532 mil.