Cabe a autor do processo provar que culpa é de médico

Cabe a autor do processo provar que culpa é de médico

A responsabilidade civil do médico se apura com a comprovação da culpa. Com esse entendimento, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) restabeleceu a sentença que considerou não ter culpa o médico A. no procedimento cirúrgico para a retirada de um cisto no pescoço da dona-de-casa E. Segundo ela, a cirurgia lhe ocasionou seqüelas de incapacidade física parcial e dores crônicas.

E. moveu ação de reparação de danos contra o médico afirmando que, em dezembro de 1987, ao realizar cirurgia para a retirada de um cisto no pescoço notou, após passar o efeito do analgésico, que estava com dificuldades de movimentar a cabeça. Segundo a sua defesa, o problema decorreu da secção de um nervo do pescoço. "Com o passar dos tempos, E. foi perdendo a mobilidade do braço direito, não tendo condições de levantá-lo e realizar certos movimentos, o que fez com que reduzisse substancialmente sua capacidade de trabalho."

A ação foi julgada improcedente pela primeira instância, ao entendimento de não estar comprovada a culpa do médico. Inconformada, a dona-de-casa apelou, e o Tribunal de Justiça de São Paulo deu provimento ao pedido, considerando que a responsabilidade pela reparação dos danos sofridos pela paciente surge da comparação entre a situação física anterior à cirurgia e a dela decorrente (culpa presumida). O médico, então, recorreu ao STJ.

O ministro Fernando Gonçalves, relator do processo, restabeleceu a sentença considerando que a decisão do Tribunal de Justiça estadual foi equivocada. "No caso, ao presumir a culpa do médico, o Tribunal de Justiça paulista deixou de investigar a real existência de responsabilidade na sua conduta".

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos