Senado aprova inclusão da "razoabilidade" entre os princípios da administração pública

Senado aprova inclusão da "razoabilidade" entre os princípios da administração pública

O Senado aprovou em primeiro turno a proposta de emenda à Constituição (PEC nº 55/1999) do senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) que inclui o princípio da "razoabilidade" entre aqueles que deve obedecer a administração pública direta e indireta, em qualquer nível. O relator, senador Jefferson Péres (PDT-AM), deu parecer favorável à matéria, argumentando que os maiores juristas do país defendem a inclusão do princípio da razoabilidade, que já consta de várias constituições estaduais, como a de São Paulo e a de Sergipe, por exemplo.

Jefferson acrescentou que uma decisão administrativa pode ser legal e ética, mas não ter razoabilidade. Os princípios atualmente incluídos na Constituição federal (artigo 37) são os da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Senado) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos