Presidente do TST apóia formação de cooperativas para reduzir desemprego

Presidente do TST apóia formação de cooperativas para reduzir desemprego

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Francisco Fausto, afirmou hoje (04) que chegou a hora da economia deslanchar em parceria com a ordem social. "Não podemos ser apenas monetaristas, agora é o momento de incentivar qualquer medida que impulsione a geração de empregos". A declaração foi dada pelo ministro, que disse apoiar a decisão do governo de estimular trabalhadores a se reunirem em cooperativas de trabalho. O objetivo, com o incentivo à formação dessas cooperativas, será levar capacitação aos trabalhadores para que eles próprios assumam empresas em dificuldade financeira e consigam driblar o desemprego.

O presidente do TST afirmou ser fundamental a atuação das cooperativas de empregados neste momento de situação econômica difícil para as empresas, muitas delas em situação pré-falimentar. Para o ministro, esta seria uma saída interessante para garantir tanto o emprego ao trabalhador quanto a continuidade da atividade econômica. "Há muitas empresas, inclusive no campo, que passam por sérias dificuldades financeiras e que se fossem gerenciadas por meio de cooperativas garantiriam milhares de empregos", afirmou.

Quando as empresas já estiverem funcionando por meio das cooperativas de funcionários, a intenção do governo é facilitar a obtenção de empréstimos e a renegociação das dívidas dessas empresas para com a União. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, existem hoje 289 empresas geridas por trabalhadores seguindo o modelo do cooperativismo e empresas de auto-gestão. Já as estatísticas da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) apontam para a existência de 147 cooperativas de produção criadas a partir de empresas que se encontravam em dificuldades financeiras.

Francisco Fausto afirmou, no entanto, que o governo não pode ser um parceiro na criação dessas cooperativas e depois simplesmente entregá-las aos trabalhadores, sem oferecer qualquer estímulo ou acompanhamento posterior. "É preciso criar políticas que mantenham as condições de funcionamento, que facilitem o acesso aos recursos financeiros e a treinamento", afirmou. "Do contrário, estaremos apenas retardando a situação de penúria do trabalhador brasileiro", acrescentou o presidente do TST.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos