TST julga estabilidade de dirigente sindical

TST julga estabilidade de dirigente sindical

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu (rejeitou) recurso de revista de um ex-empregado da Cemape Transportes, que pretendia a reintegração ao emprego baseado na estabilidade garantida pela CLT aos dirigentes sindicais. A Turma manteve a decisão do TRT da Bahia (5ª Região), que já havia negado o pedido de reintegração sob o fundamento de que o recebimento das parcelas rescisórias perante o seu próprio sindicato teria caracterizado a renúncia ao direito de estabilidade.

No recurso de revista, o ex-empregado alegava que o fato de ter recebido as verbas rescisórias e sacar os depósitos do FGTS não implicaria renúncia à estabilidade. Mas a relatora do recurso, juíza convocada Maria de Lourdes Sallaberry, examinando a decisão do TRT, verificou que "não houve nenhum vício de consentimento no ato da rescisão contratual, já que houve a participação do Sindicato, e nenhuma ressalva foi feita". Além disso, o empregado não se manifestou, quando do recebimento das verbas rescisórias, sobre sua condição de dirigente sindical, caracterizando, na sua avaliação, a renúncia ao cargo.

A relatora observa ainda que o empregado, ciente de sua condição de dirigente sindical, "comparece ao seu sindicato profissional, que lhe presta assistência na rescisão do contrato de trabalho e no recebimento das verbas que a empresa lhe paga, outorgando a devida quitação, sem ressalva, pratica ato incompatível com sua vontade de permanecer no emprego, em inegável desistência involuntária à estabilidade".

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos