Rescisão contratual antes de falência não isenta empresa de multa

Rescisão contratual antes de falência não isenta empresa de multa

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento (rejeitou) e um agravo de instrumento movido pela massa falida da Trese Indústria e Comércio de Cerâmica Ltda., do Mato Grosso, que, invocando a Lei de Falência, pretendia ser isenta da obrigação de pagar a um de seus ex-empregados a dobra salarial prevista no art. 467 e a multa do art. 477 da CLT. A alegação era de que a decretação da quebra da empresa acarreta a indisponibilidade dos bens arrecadados pela massa falida.

O relator do processo, ministro Milton de Moura França, seguiu o entendimento adotado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grosso (23ª Região), que já havia negado provimento a recurso da empresa por constatar que a dissolução do contrato de trabalho do ex-empregado havia ocorrido em 25 de novembro de 2000, e a quebra da empresa só foi decretada em 7 de dezembro daquele ano, com a publicação no Diário da Justiça daquele Estado em 28 de dezembro, depois de decorrido o prazo para o pagamento das verbas rescisórias. "O não pagamento da dobra salarial e da multa ocorreu bem antes da declaração de falência, quando a reclamada estava de posse e tinha disponibilidade de seu patrimônio e recursos, situação que não guarda nenhuma identidade com aquela prevista na Lei de Falências", observou o ministro em seu voto.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos