STF: Justiça comum é competente para julgar ação de reparação de danos contra Petrobras

STF: Justiça comum é competente para julgar ação de reparação de danos contra Petrobras

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal declarou (11/02) a competência da Justiça comum para julgar ação de reparação de danos movida contra a Petrobrás S.A., por ex-empregado que foi vítima de perda auditiva decorrente dessa relação trabalhista.

A decisão foi aprovada por unanimidade no julgamento de Recurso Extraordinário (RE 349.160) ajuizado pela Petrobrás, no qual o STF manteve decisão do Superior Tribunal de Justiça que entendeu ser a Justiça comum a competente para a análise da matéria.

A Primeira Turma do STF acompanhou o relator, ministro Sepúlveda Pertence, arquivando o recurso. O relator julgou que o caso é de acidente de trabalho, e que a competência constitucional para o julgamento é da Justiça comum. O ministro Pertence citou decisões precedentes do STF, bem como o artigo 109, I da Constituição Federal e a Súmula 501 da Corte.

Ele rejeitou as alegações da defesa da estatal ao afirmar que não basta que haja dissídio entre patrão e empregado decorrente da relação trabalhista para caracterizar a competência da justiça trabalhista para julgar a causa. "Impõe-se indagar a natureza do dano cuja reparação se pleiteia. Se decorrente de acidente de trabalho ou de causas de natureza diversa (...)", disse Pertence.

De acordo com o ministro, é preciso considerar que a ação envolve pedido de indenização por acidente de trabalho, "caracterizado por doença permanente adquirida em decorrência dessa relação de trabalho", o que atrai a competência da justiça comum sobre a matéria (art 109, I da CF).

O relator observou que existe entendimento do STF sobre o assunto consolidado na Súmula 501, pela qual "compete à Justiça ordinária estadual o processo e julgamento, em ambas as instâncias, das causas de acidente de trabalho, ainda que promovidas contra a União, suas autarquias, empresas públicas ou sociedades de economia mista".

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STF - Supremo Tribunal Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos