Depósito recursal de loja é válido apesar de cópia feita pela Vara do Trabalho estar ilegível

Depósito recursal de loja é válido apesar de cópia feita pela Vara do Trabalho estar ilegível

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho considerou autêntica a guia de recolhimento do depósito recursal transmitida eletronicamente pelas Lojas Renner S.A. Em impressão feita pela 15ª Vara do Trabalho de Salvador (BA), a autenticação bancária ficou ilegível, o que fez o Tribunal Regional recusar o recurso ordinário por deserção.

Como, no recurso de revista, a empresa demonstrou que o documento estava legível, a Turma determinou o retorno do processo ao TRT para novo julgamento. Segundo os ministros, o TST afasta a deserção do recurso ordinário quando não se atribui ao recorrente a falha que motivou o não conhecimento do apelo.

Depósito ilegível

O juízo de primeiro grau havia condenado a Renner a pagar indenização por dano moral a uma empregada que era submetida à revista de bolsas e pertences. A empresa, ao recorrer ao Tribunal Regional Trabalho da 5ª Região, enviou, pelo sistema e-DOC, o comprovante do pagamento das custas processuais e do depósito recursal, necessários para a admissão do apelo (artigos 789 e 899 da CLT). O TRT, porém, não conheceu do recurso com a justificativa de que a autenticação mecânica feita pelo banco estava ilegível, “não sendo possível aferir se houve o depósito”.

A empresa, então, apresentou recurso de revista para que o TST julgasse a deserção e, nele, os advogados imprimiram, por conta própria, o comprovante legível e autenticado como fora lançado no sistema e-DOC. Ao analisar a admissibilidade do recurso, o Tribunal Regional concluiu que a irregularidade decorreu da impressão feita pela Secretaria da Vara do Trabalho e determinou o seguimento do apelo.

Responsabilidade

O relator do recurso de revista, ministro Guilherme Caputo Bastos, ressaltou que o TST afasta a deserção do recurso ordinário quando não se pode atribuir à parte que recorre a falha que motivou o não conhecimento. “Comprovado o recolhimento das custas e do depósito recursal, a ilegibilidade da autenticação bancária decorrente de irregularidade de impressão dos documentos encaminhados, em perfeito estado, via sistema e-DOC não poderá fundamentar o não conhecimento do recurso ordinário”, concluiu.

Por unanimidade, a Turma determinou o retorno dos autos ao TRT a fim de que prossiga no julgamento do recurso ordinário da Renner.

Processo: RR-733-38.2012.5.05.0015

RECURSO DE REVISTA.
DESERÇÃO DO RECURSO ORDINÁRIO.
SISTEMA E-DOC. GUIA DE DEPÓSITO
RECURSAL. AUTENTICAÇÃO BANCÁRIA
ILEGÍVEL. IRREGULARIDADE DE
IMPRESSÃO. PROVIMENTO.
O artigo 11, IV, da Instrução
Normativa nº 30/2007, dispõe que é de
responsabilidade exclusiva dos
usuários do sistema de transmissão
eletrônica de dados e imagens o envio
correto da petição e anexos.
Na hipótese, entretanto, verifica-se
na decisão de admissibilidade do
recurso de revista de fls. 674/675 -
numeração eletrônica, que a VicePresidência do egrégio Tribunal
Regional da 5ª Região, procedendo à
análise do arquivo digital, confirma
a alegação da recorrente, assegurando
que “houve, em verdade,
irregularidade no momento da
impressão do arquivo digitalizado,
tornando ilegível a autenticação
bancária”.
Assim, conclui-se que a ilegibilidade
da autenticação bancária do depósito
recursal não decorreu de culpa da
parte recorrente, mas sim do processo
de impressão do documento
encaminhado, em perfeito estado, por
intermédio do sistema E-DOC. Afastase, portanto, a deserção do recurso
ordinário.
Recurso de revista de que se conhece
e a que se dá provimento.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.550 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos