Aborto é direito à liberdade ou sentença de morte?, questiona representante do CNLB

Aborto é direito à liberdade ou sentença de morte?, questiona representante do CNLB

A representante do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) na Arquidiocese de Aracaju (SE), médica Sílvia Maria de Vasconcelos Palmeira Cruz, convidou os participantes da audiência pública que discute a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação a refletir. “Aborto é direito à liberdade, à autonomia (das mulheres), ou uma sentença de morte?”, questionou.

Ela afirmou que o momento da fecundação, quando um único ser é produzido, fruto do material genético de dois seres humanos, é o marco do início vida. “Todos os dados científicos apontam que a vida humana tem início no momento da concepção. A hipótese de que a vida humana se iniciaria com a formação do sistema nervoso central e com a presença de rudimentos da consciência, o que ocorre após o terceiro mês de gestação, não tem qualquer base científica”, disse de forma taxativa.

A médica alertou para a narrativa que defende a autonomia da mulher para abortar e anula a autonomia do zigoto até o terceiro mês. Segundo a médica, esse discurso deixa explícito que o feto, até doze semanas, não tem valor. “A partir de doze semanas e um dia essa vida teria valor?”, questionou. “Isso não passa de uma visão filosófica-ideológica de vida, que deve ser respeitada, mas que não tem qualquer base científica”, concluiu. 

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STF - Supremo Tribunal Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos