Notícias

Inédito: Exame de Ordem da OAB terá conteúdo unificado em 17 estados

Direito Civil | 29/mar/2007

Fonte: OAB - Conselho Federal

Dezessete estados brasileiros terão, pela primeira vez na história, o Exame de Ordem com conteúdo unificado para bacharéis em Direito. A decisão foi tomada pelas próprias Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nos Estados com o objetivo de reduzir as discrepâncias entre as provas e terem o exame aplicado por uma mesma instituição organizadora. Os estados que terão as provas com o mesmo conteúdo nesta edição são os nove da região nordeste e mais o Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, elogiou a medida, pois defende que o conteúdo do exame seja unificado para todas as Seccionais. “Esse é um importante passo para a unificação total do exame que habilita bacharéis em Direito a ingressar na advocacia”, afirmou Britto, complementando que até hoje não se utilizou o Exame de Ordem como aferidor oficial do ensino jurídico no país exatamente porque eles são diferenciados, organizados e aplicados separadamente.

Outro avanço já anunciado será a realização, em todas as 27 Seccionais da OAB no Brasil, da primeira etapa (prova objetiva) do Exame de Ordem em uma mesma data: no dia 15 de abril. No entanto, por enquanto, somente os dezessete estados da Federação acima citados terão o exame aplicado com conteúdo único. Cezar Britto lembrou, no entanto, que o Conselho Federal a OAB não irá impor a instituição do Exame de Ordem unificado. “Ele tem que nascer da vontade de cada uma das 27 Seccionais”.

Fonte: OAB - Conselho Federal

Imprimir
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet