Salomão Loureiro de Barros Lima

Advogado especialista em Direito Tributário.

salomaolbl@hotmail.com

Artigos Publicados (8)

Prestação de informações e sigilo fiscal
Salomão Loureiro de Barros Lima
A regra disposta no artigo 197 do CTN disciplina a situação em que uma série de indivíduos possuem o dever de prestar informações à autoridade competente, mediante intimação escrita, sobre bens, negócios ou atividades de terceiros.
Civil 08/03/2014
Direitos fundamentais e tributação: os limites constitucionais ao poder estatal de tributar e o princípio do não-confisco
Salomão Loureiro de Barros Lima
A arrecadação estatal não poderá representar a perda de algum direito fundamental, não podendo haver, assim, um antagonismo entre a necessidade de arrecadação do Estado e os direitos fundamentais constitucionais do cidadão.
Tributário 21/02/2014
Da incidência (ou não) do ISS sobre atividades bancárias acessórias
Salomão Loureiro de Barros Lima
É indubitável que os serviços acessórios não são susceptíveis de tributação por meio de ISS, sempre que forem desempenhados como um meio de se atingir uma atividade-fim do contribuinte, especialmente quando estes serviços acessórios não são fonte de lucro nem receitas para as instituições bancárias.
Tributário 08/01/2014
Aspectos gerais sobre nulidades, anulabilidade e irregularidades no processo penal
Salomão Loureiro de Barros Lima
O fenômeno das nulidades, que tem como nascedouro o princípio constitucional do devido processo legal (art. 5º, LIV, da Constituição), vem expresso no Código de Processo Penal (arts. 563 / 573) e pode ser compreendido: irregularidades, nulidades relativas, nulidades absolutas e atos inexistentes.
Processo Penal 06/01/2014
A verdade material no processo administrativo tributário
Salomão Loureiro de Barros Lima
A apresentação de provas e a verificação dos preceitos do princípio da verdade material estão diretamente relacionados no processo administrativo, no sentido de que a verdade material apresentará a versão legítima dos fatos tais como ocorridos, independente da impressão das partes.
Tributário 03/01/2014
Aspectos que aproximam e distanciam os tributos e as multas
Salomão Loureiro de Barros Lima
A principal fonte de arrecadação pecuniária são os tributos, no entanto não constituem a única fonte de receita derivada, uma vez que figuram neste rol as multas e penalidades pecuniárias.
Civil 17/11/2013
Breves linhas sobre o histórico do direito previdenciário no Brasil
Salomão Loureiro de Barros Lima
A Seguridade Social no Brasil teve como marco inicial o período do final do Império, em que algumas medidas começaram a ser tomadas para proporcionar aos empregados públicos algumas formas de proteção.
Previdenciário 23/10/2013
Decadência e prescrição como causas de extinção de crédito
Salomão Loureiro de Barros Lima
O Código Tributário Nacional prevê, em rol exemplificativo, onze modalidades de extinção do crédito tributário, havendo mais três causas de extinção enumeradas pela doutrina.
Tributário 14/10/2013
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos