Pedro Henrique de Almeida Alves

Advogado. Pós-graduado em Direito Civil e Imobiliário pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro - RJ. Membro do escritório do Cunha de Almeida Advogados Associados no Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC)

pedro@cunhadealmeida.com.br

Artigos Publicados (5)

Ministério da Fazenda inviabiliza concursos culturais em redes sociais
Pedro Henrique de Almeida Alves
O inciso X do artigo 2º da Portaria 422 determina que “fica descaracterizado como exclusivamente artístico, cultural, desportivo ou recreativo” a “realização de concurso em rede social, permitida apenas sua divulgação no referido meio”.
Civil 06/08/2013
Usucapião entre herdeiros e condôminos
Pedro Henrique de Almeida Alves
A usucapião, por si, já é palco de inúmeras discussões jurídicas, talvez pela sua peculiaridade de transmitir propriedade a um “mero” possuidor e destituir do domínio o seu real proprietário, como se jamais estivesse sobre o senhorio desse.
Civil 09/09/2012
A sociabilidade da propriedade privada no Brasil
Pedro Henrique de Almeida Alves
A origem da propriedade remonta ao berço da civilização, anterior ao seu meio mais primitivo de sociabilidade, ou seja, a própria família.
Civil 07/08/2012
A relativização do conhecimento obrigatório da lei
Pedro Henrique de Almeida Alves
A presunção do conhecimento obrigatório da lei foi uma construção legislativa com base no princípio da segurança jurídica, princípio esse esculpido na Constituição Federal e com guarida no Estado Democrático de Direito.
Constitucional 01/08/2012
Direito à identidade pessoal
Pedro Henrique de Almeida Alves
Considerado uma espécie aos direitos da personalidade, o direito a identidade pessoal não é tão difundido entre os estudiosos do direito, ao contrário dos conhecidos direitos à imagem, honra ou ao próprio corpo.
Administrativo 26/07/2012
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos