Senador propõe discussão sobre a maconha

Senador propõe discussão sobre a maconha

De acordo com a agência de notícias do Senado Federal, o senador Eduardo Suplicy, motivado por um documentário (Quebrando o Tabu), em que o ex-presidente Fernando Henrique, dentre outros ex-presidentes de vários países, são protagonistas, declarou que o tema da legalização da maconha ou da...

De acordo com a agência de notícias do Senado Federal, o senador Eduardo Suplicy, motivado por um documentário (Quebrando o Tabu), em que o ex-presidente Fernando Henrique, dentre outros ex-presidentes de vários países, são protagonistas, declarou que o tema da legalização da maconha ou da manutenção da sua proibição deve ser discutido no Brasil.

Dessarte, disse o senador:

- Creio ser chegado o momento de o Parlamento discutir o assunto, numa série de audiências públicas, com especialistas contrários e favoráveis à descriminalização, além de estudarmos os exemplos de outros países para, juntamente com toda a população brasileira, decidirmos o caminho que o Brasil deve adotar com relação à descriminalização.”

Assim, no Brasil, cada vez mais, modifica-se o panorama para que o problema seja tratado com mais afinco pelo Estado e pela sociedade em geral, não ficando confinado apenas no âmbito dos especialistas da saúde.

Dito isso, conquanto eu seja contrário à legalização, acredito que uma discussão séria sobre esse assunto desmistificará a droga, deixando patente seus malefícios, exceto para uso terapêutico, conforme apontam os especialistas de escol no mundo inteiro.

Entretanto, consoante informado pela agência de notícias do Senado Federal: “Suplicy lembrou ainda que não há consenso entre a comunidade médica sobre esse tema, havendo especialistas que dizem que a descriminalização poderá aumentar o consumo, e outros que consideram a maconha uma droga bastante segura.”

Desse modo, a discussão com especialistas e com a sociedade parece ser apta a trazer respostas e soluções mais seguras.

Sobre o(a) autor(a)
Carlos Eduardo Neves
Analista de Promotoria (Assistente Jurídico) do Ministério Público do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). Foi estagiário, por 2 anos, na Defensoria Pública do Estado de São...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos