Dia nacional de respeito ao contribuinte

Dia nacional de respeito ao contribuinte

A Lei nº 12.325, de 15 de setembro de 2010, institui, de maneira jurídica e ao mesmo tempo simbólica, o dia nacional de respeito aos contribuintes.Essa medida, inusitada, pode-se dizer, chama a atenção para a conscientização da classe política, ao menos de uma parte dela, sobre a finalidade dos...

A Lei nº 12.325, de 15 de setembro de 2010, institui, de maneira jurídica e ao mesmo tempo simbólica, o dia nacional de respeito aos contribuintes.

Essa medida, inusitada, pode-se dizer, chama a atenção para a conscientização da classe política, ao menos de uma parte dela, sobre a finalidade dos tributos como recursos derivados da população e que devem, portanto, ser direcionadas a ela, visando ao bem comum.

Por outro lado, o intento de lembrar anualmente esse dia tem como escopo a conscientização dos cidadãos sobre essa relação Estado-contribuinte, a relação jurídico-tributária, o que ensejará maior fiscalização e cobrança das pessoas sobre recursos seus que são transferidos aos cofres públicos.

De acordo com o artigo 1º da Lei: “Fica instituído o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, data de conscientização cívica a ser celebrada, anualmente, no dia 25 de maio, com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.”

Sem embargo, como o Brasil, segundo estudos, é um dos maiores arrecadadores de tributos, ele deve ser também um dos Estados com maiores recursos para a implementação de políticas públicas. Com efeito, se não implementa as políticas públicas, pode-se inferir que: I) alguém está desviando esses recursos, II) alguém está aplicando mal esses recursos, ou III) o sistema tributário-financeiro não funciona etc.

Dessarte, a Lei 12.325/2010, com apenas dois artigos, termina aduzindo que os “órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e pela arrecadação de tributos e contribuições promoverão, em todas as cidades onde possuírem sede, campanhas de conscientização e esclarecimento sobre os direitos e os deveres dos contribuintes. Parágrafo único. Os servidores dos órgãos referidos no caput participarão ativamente das atividades de celebração do Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte.”

Enfim, a conscientização sobre o sistema financeiro e tributário nacional é de suma importância, o problema é que ele é muito complexo. Assim, para superar esse óbice, seria uma boa medida, dentre muitas outras, conforme consta de projetos de lei, discriminar nos produtos e serviços toda a tributação que incide em cada um deles.

Sobre o(a) autor(a)
Carlos Eduardo Neves
Analista de Promotoria (Assistente Jurídico) do Ministério Público do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). Foi estagiário, por 2 anos, na Defensoria Pública do Estado de São...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos