Anteprojeto do novo Código Eleitoral

Anteprojeto do novo Código Eleitoral

O Código Eleitoral está para ser alterado a fim de que seja alcançada a almejada e discutida reforma política do país.Assim, para aperfeiçoar a legislação eleitoral foi composta um comissão de notáveis juristas, membros do Ministério Público, Poder Judiciário e advocacia. Compõe esse grupo...

O Código Eleitoral está para ser alterado a fim de que seja alcançada a almejada e discutida reforma política do país.

Assim, para aperfeiçoar a legislação eleitoral foi composta um comissão de notáveis juristas, membros do Ministério Público, Poder Judiciário e advocacia. Compõe esse grupo especial: Dias Toffoli, ministro do STF; Carlos Velloso, ex-ministro do STF; Roberto Gurgel, Procuradoria-Geral da República; Arnaldo Versiani Leite Soares, advogado; e, por fim, Hamilton Carvalhido, ministro do STJ e TSE.

Dessarte, a Comissão foi instaurada pelo presidente do Senado Federal, José Sarney, e, nesta ocasião, o ministro Dias Toffoli proferiu as seguintes palavras: - A comissão que ora se instala, Sr. Presidente, não é uma comissão meramente para Reforma Política. Deixo claro que ela não o é. Ela não é uma comissão que vai discutir sistema eleitoral, organização partidária. Ela é uma comissão para a racionalização, a melhoria, o aperfeiçoamento do sistema hoje existente, que aliás já funciona.

Sem embargo, cabe aludir ao fato de que a Comissão já tem um regimento interno, composto de 10 artigos, pronto para agilizar o andamento dos trabalhos.

Nesse passo, em uma de suas reuniões, a Comissão dividiu o trabalho em 4 temas essenciais: I) Administração e organização das eleições; II) Direito penal e processual penal eleitoral; III) Direito processual eleitoral não penal; e IV) Direito material eleitoral não penal.

Ademais, nessa mesma oportunidade, instituiu-se uma página no site do Senado Federal, local em que se encontra o endereço de e-mail onde devem ser enviadas sugestões para a reforma do Código Eleitoral.

A importância do reforma, de acordo com o ministro Dias Toffoli, reside na constatação de que devem ser realizadas inovações na legislação eleitoral, em especial ao Código Eleitoral, que foi elaborado sob a Constituição de 1946.

Com efeito, o ministro do STF diz que “é extremamente relevante e importante - após um período tão longo, desde o Código Eleitoral, que é de 1965, às várias leis complementares e leis ordinárias que foram editadas, que, muitas vezes, precisam ser complementadas pelas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral para a sua efetividade, para a sua aplicabilidade - que o Senado Federal, que o Parlamento brasileiro, através desta Casa, tome a iniciativa de instalar uma comissão para procurar fazer a sistematização de toda essa legislação editada desde o Código Eleitoral...”

Dito isso, consta que um das principais metas da Comissão é coletar boas sugestões para acabar com a lentidão nos processos de cassação, que, muitas vezes, se estendem por todo o mandato.

Enfim, àqueles que se interessarem, os debates serão realizados no Rio de Janeiro (sem data definida); Belo Horizonte (13 de setembro); Recife (15 de outubro); Florianópolis (25 de outubro); São Paulo (5 de novembro); Salvador (12 de novembro); Cuiabá (19 de novembro) ; Belém (26 de novembro) e Brasília (30 de novembro).

Sobre o(a) autor(a)
Carlos Eduardo Neves
Analista de Promotoria (Assistente Jurídico) do Ministério Público do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). Foi estagiário, por 2 anos, na Defensoria Pública do Estado de São...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos