Prazos para a criação do novo processo civil

Prazos para a criação do novo processo civil

O ministro Luiz Fux, presidente da comissão que elaborou o anteprojeto do novo Código de Processo Civil, em sessão no Senado Federal, na comissão temporária especial criada para o novo CPC, já apresentou prazos para a finalização do projeto de lei.Conforme mencionado, Luiz Fux, após breve...

O ministro Luiz Fux, presidente da comissão que elaborou o anteprojeto do novo Código de Processo Civil, em sessão no Senado Federal, na comissão temporária especial criada para o novo CPC, já apresentou prazos para a finalização do projeto de lei.

Conforme mencionado, Luiz Fux, após breve explanação essa semana na comissão sobre a ideologia do novo CPC, baseada em sistemas europeus e no sistema norte-americano, declarou o final do mês de outubro como termo para a consecução dos relatórios parciais e dezembro como meta final.

Esse prazo estabelecido coincidirá com o término das audiências públicas que serão realizadas em vários Estados da federação, momento em que serão ouvidos vários processualistas. Além dessas audiências públicas, será enviado às Defensorias, Promotorias e ao Poder Judiciário dos Estados o projeto de lei para aperfeiçoamento.

Outrossim, aqueles que também tiverem boas sugestões para o projeto do novo CPC podem enviá-las para o seguinte endereço eletrônico: novocpc@senado.gov.br

Assim, retomando as ideias expostas por Luiz Fux, o objetivo é simplificar e desburocratizar o processo, que é muito litúrgico, reduzindo o número de recursos. Ademais, de acordo com ele, dar-se-á mais força para a jurisprudência dos Tribunais, a fim de implementar-se o princípio da igualdade perante o Judiciário.

Sem embargo, a ênfase à conciliação das partes envolvidas no litígio, persistirá com um dos meios para a celeridade processual.

Dito isso, consoante declarações do presidente da comissão, senador Demóstenes, foi remetido um convite ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, requerendo-se sugestões ao projeto de lei.

Para finalizar, a meta da comissão temporária especial, consoante mencionado, será terminar os trâmites processuais no Senado Federal até o final deste ano, no máximo. Vejam o cronograma:

. até o dia 27 de agosto, os senadores poderão apresentar emendas ao projeto de lei do novo código. . de 30 de agosto até 26 de outubro, os relatores parciais elaboram seus relatórios. . de 27 de outubro a 25 de novembro, senador Valter Pereira (PMDB/MS), conclui o relatório-geral. . de 26 de novembro a 22 de dezembro, votação em plenário.

Sobre o(a) autor(a)
Carlos Eduardo Neves
Analista de Promotoria (Assistente Jurídico) do Ministério Público do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). Foi estagiário, por 2 anos, na Defensoria Pública do Estado de São...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos