STF e o novo projeto do Código de Processo Penal

STF e o novo projeto do Código de Processo Penal

O presidente do Supremo Tribunal Federal encaminhou ofício ao presidente do Senado Federal, em 23 de junho de 2010, requerendo a prorrogação do prazo de apreciação do projeto novo Código de Processo Penal.Com isso, o projeto do novo CPP terá a colaboração do STF em sua elaboração, repetindo-se o...

O presidente do Supremo Tribunal Federal encaminhou ofício ao presidente do Senado Federal, em 23 de junho de 2010, requerendo a prorrogação do prazo de apreciação do projeto novo Código de Processo Penal.

Com isso, o projeto do novo CPP terá a colaboração do STF em sua elaboração, repetindo-se o que foi feito com o projeto do novo Código de Processo Civil alguns meses atrás.

Consta do ofício que ele “tem por objetivo permitir que esta Corte examine o texto e ofereça colaboração, se for o caso, tendo em vista o impacto que a nova legislação acarretará na Justiça de todo o País. Além disso, poderá ser analisada a aderência do projeto à jurisprudência dos tribunais superiores, conferindo maior efetividade ao novo Código.”

Dito isso, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, entendeu ser uma boa opção prorrogar o prazo, para permitir a análise do STF.

Mas, o presidente do Senado Federal  ainda não havia se manifestado sobre o pedido realizado pelo Supremo até o presente momento. Provavelmente, o pedido de suspensão do trâmite do projeto seja deferido, por ser a medida bem oportuna. Contudo, não há nada decidido.

Por fim, na próxima semana, conforme agenda do plenário do Senado, deve ser realizada a terceira e última sessão de discussão do novo CPP na CCJ. Após a discussão, o projeto será enviado para o plenário do Senado,  a menos que se dê a suspensão para seu aperfeiçoamento pelo STF.

Em suma, esse é o estado em que se encontra o projeto do novo CPP.

Sobre o(a) autor(a)
Carlos Eduardo Neves
Analista de Promotoria (Assistente Jurídico) do Ministério Público do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). Foi estagiário, por 2 anos, na Defensoria Pública do Estado de São...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos