Novo Código de Processo Penal sai até o final do ano?

Novo Código de Processo Penal sai até o final do ano?

O prazo estabelecido para a do novo Código de Processo Penal (PLS 156/09) esta se dilatando cada vez mais, dada a complexidade da matéria e a heterogeneidade das tendências.Observando-se que sua tramitação iniciou-se em 22/04/2009, com prazo previsto para finalização no final de dezembro desse...

O prazo estabelecido para a do novo Código de Processo Penal (PLS 156/09) esta se dilatando cada vez mais, dada a complexidade da matéria e a heterogeneidade das tendências.

Observando-se que sua tramitação iniciou-se em 22/04/2009, com prazo previsto para finalização no final de dezembro desse mesmo ano, vê-se que as metas não estão sendo cumpridas conforme o planejado e noticiado.

Por outro lado, parece-nos que o novo Código de Processo Civil vai tramitando com mais velocidade, visto que começou bem depois do PLS 156/09 e, segundo consta, está em fase mais avançada.

Oportuno lembrar que o anteprojeto do novo CPC passou, até mesmo, por uma espécie de “controle prévio de constitucionalidade” pelo STF, o que não foi feito com o anteprojeto do novo processo penal.

Entretanto, deixando de lado o novo CPC, segundo informação da agência de notícias do Senado, há sessões marcadas para essa semana. Com isso, o novo CPP poderia ser votado nessa semana; mas isso é improvável já que há muitas emendas, além da apreciação do substitutivo.

Outrossim, conforme dito, já houve apresentação de um substitutivo que será votado em turno suplementar. O substitutivo passa a existir quando o relator de determinada proposta introduz mudanças a ponto de alterá-la quase integralmente.

Sem embargo, assistindo às sessões da CCJ, constata-se a existência de muita divergência ainda sobre vários pontos, fato esse que, salvo mudança futura, com acordos em favor da matéria, poderá atravancar em demasia o trâmite do novo CPP.

Fica a pergunta, o novo Código de Processo Penal estará terminado até o final de 2010, ou ficará engavetado? Qual ficará pronto primeiro, ele ou o novo processo civil?

Não obstante, essas questões, o relator quer a votação final do texto antes da chegada do recesso parlamentar, para, com efeito, enviar o PLS 156/09 para a Câmara dos Deputados. Será que vai dar tempo?

Sobre o(a) autor(a)
Carlos Eduardo Neves
Analista de Promotoria (Assistente Jurídico) do Ministério Público do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). Foi estagiário, por 2 anos, na Defensoria Pública do Estado de São...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos