Imposto de Renda sobre abono de férias e terço constitucional

Imposto de Renda sobre abono de férias e terço constitucional

Afasta a tese de que não incide IR nas verbas mencionadas, durante a vigência do contrato de trabalho.

Em outro artigo defendo que as verbas recebidas por força de despedida imotivada não têm a natureza de renda, ficando, assim, fora da incidência do imposto de renda (“Imposto de Renda sobre verbas trabalhistas – uma visão liberal”).

Mais recentemente ações vêm sendo ajuizadas buscando, sob fundamentos muito parecidos, afastar a incidência do imposto de renda sobre verbas como “abono de férias” ou o “1/3 constitucional”, diga-se, em plena vigência do vínculo de emprego. O empregado não quer pagar imposto de renda quando, como se diz popularmente, “vende” suas férias, ou sobre o acréscimo que a Constituição manda pagar na remuneração devida durante as férias.

Não cremos que os fundamentos alinhavados na análise que reputa a despedida imotivada como dano civil sirvam à pretensão de frustrar a tributação na constância da relação de emprego. O motivo é de singeleza ímpar: enquanto não existir a perda imotivada do emprego, não há que se aventar de dano civil a desnaturar a natureza de renda da remuneração. Receber uma quantia sob vínculo de causalidade com a despedida imotivada, como já visto no artigo anterior, é receber uma indenização pelo dano civil decorrente, por presunção até constitucional, dessa rescisão sem justa causa da relação de emprego. Muito diferente é a situação jurídica de quem, sob o império de seu livre arbítrio, resolve não gozar em descanso a integralidade do período de férias. Onde, o dano? Se Temístocles houve por bem transformar em pecúnia parte de suas férias, o fez nos termos da lei. Onde, a lesão ao Ordenamento Jurídico? Nem se diga que o empregador, afinal de contas, se beneficia com os dias trabalhados, já que o abono de férias é pago por requerimento do empregado que assim aufere um ganho salarial a mais, ou seja, uma renda extra. Considerar que o abono de férias é pago em indenização é o mesmo que asseverar que o empregado voluntariamente se põe em situação danosa perante seu empregador. Ora, não existe dano causado a si mesmo que legitime indenização por parte de outrem.

Da mesma forma, a sobrepaga que a Constituição Federal estatui para a remuneração de férias certamente não foi concebida pelo Legislador Constituinte ante uma cerebrina situação lesiva que as férias causariam ao trabalhador. Pretender-se que o terço constitucional seja indenizatório é o mesmo que afirmar que as férias são danosas. Autêntica esdruxularia.

Enfim, não tem fundamentos jurídicos a tese de que o imposto de renda não deve incidir sobre verbas pagas por livre escolha do empregado ou sobre remuneração estabelecida por comando normativo. Em ambas as situações, seja qual for a rubrica invocada, de dano civil não se cuida. Portanto, indenização não há. O imposto de renda, por inevitável conclusão, é totalmente devido. A tese só tem alguma viabilidade no caso do empregado que, comprovadamente, seja obrigado a vender parte de seus dias de férias. Caso difícil de ocorrer e de comprovar no dia-a-dia.

Como já visto no artigo anterior, do ponto de vista tributário, tanto a verba integrante do salário como a verba não salarial paga entram no conceito de renda. O dinheiro que é pago ao empregado efetivamente é uma disponibilidade financeira por ele adquirida. Eis que sobre o salário e sobre as verbas não-salariais eventuais incidem o imposto de renda.

Conquanto a sanha tributária deva ser combatida pela sociedade civil, certamente não será à custa de distorções jurídicas.

Sobre o(a) autor(a)
Marco Aurélio Leite da Silva
Analista Judiciário da Justiça Federal desde 1993, já exerceu as funções de Diretor de Secretaria, Oficial de Gabinete e Supervisor de Procedimentos Criminais.
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos