Direito Internacional ignorado e descumprido

Direito Internacional ignorado e descumprido

A decisão americana e britânica de invadir o Iraque em 2003, sem a devida autorização da ONU, provocou efeitos catastróficos para o Direito Internacional.

A decisão americana e britânica de invadir o Iraque em 2003, sem a devida autorização da ONU, provocou efeitos catastróficos para o Direito Internacional. Antes de tudo lembramos que não existe em nenhum ordenamento jurídico nacional de qualquer país do mundo, nada mais importante do que o Tratado Internacional, único instrumento que é simultaneamente um compromisso internacional e uma norma jurídica interna.

Pois é, a ONU como qualquer outra organização internacional foi criada através de um Tratado, exatamente em 1945 pela famosa Carta de São Francisco, que até agora vinha sendo respeitada e observada nos 5 continentes como o grande instrumento jurídico surgido para nortear a aplicação do Direito Internacional no mundo.

No momento em que fizeram a opção pela guerra, a única superpotência global e a sua aliada automática descumpriram frontalmente vários artigos da Carta da ONU. Aqui é importante lembrar que o surgimento das organizações internacionais foi considerado por muitos especialistas como o maior fenômeno do século XX (a pioneira foi a OIT em 1919).

Embora carentes de população e território, as OI possuem da mesma forma que os Estados soberanos a chamada personalidade jurídica internacional, o que as torna aptas por exemplo a comparecer em juízo em seu próprio nome. Mas é evidente que quem ignora tratados mundiais muito menos respeitaria decisões judiciais, sejam nacionais ou internacionais.

O fato é que tal atitude colocou a principal organização internacional do planeta, na sua mais delicada situação em 58 anos de história. Porém não foi só ela atingida: por exemplo a União Européia, principal bloco econômico do planeta, saiu deste conflito armado dividida como nunca antes. Isto sem falar na OTAN, hoje com sua aliança transatlântica rompida.

A esperança que nos resta contra a ameaça de um mundo dominado pela força das armas e sem qualquer vínculo com a legalidade internacional, tão penosamente construída através dos séculos, é o novo poderio demonstrado pela opinião pública global, que com diversas manifestações gigantescas contra a guerra promovidas por ONGs nos quatro cantos do planeta, demonstra que ainda é possível pressionar e proteger o Direito Internacional.

Sobre o(a) autor(a)
Mario Pereira Neto
Professor
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos