Segue em discussão a possibilidade de isenção de IPI para equipamentos utilizados em reciclagem de recursos

Segue em discussão a possibilidade de isenção de IPI para equipamentos utilizados em reciclagem de recursos

O Projeto de Lei nº 2951/2022 visa estabelecer a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para equipamentos e máquinas utilizadas no reaproveitamento e na reciclagem dos recursos que necessitam de tratamento final.

De acordo com o texto do projeto, a isenção será concedida a todas as maquinas e equipamentos para o aproveitamento e a reciclagem de madeiras, caixotes, placas de fibra de densidade média (MDF), compensado, plásticos, papéis, metais, embalagens, tambores, pneus, materiais orgânicos, tecidos, restos de construção e demolição, fibras, documentos, lixo industrial, lixo doméstico, resíduos de produção, peças e equipamentos com defeito de fabricação, equipamentos de proteção individual (luvas de couro, óculos entre outros que que assim recicle), placas eletrônicas, fios de cobre, terminais e conectores elétricos, juntas para motores, tampinhas de alumínio, automóveis, móveis, alumínio e baterias.

No mais, o projeto também dispõe que a isenção será reconhecida pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil mediante requerimento do interessado e poderá ser utilizada uma única vez a cada cinco anos em relação a cada espécie de máquina ou equipamento.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Incidência, imunidade, isenção e alíquota zero
Conceitos, exemplos de imunidade, incidência, não-incidência e isenção, distinção entre isenção e alíquota zero, espécies de imunidade e isenção, dentre outras peculiaridades.

Guia de Estudo - Isenção Tributária
Material com ampla abordagem acerca das isenções tributárias, conceitos, espécies, competência, requisitos, particularidades, características e muito mais.

Resumo - Direito Tributário - Princípios constitucionais
Legalidade, anterioridade, anualidade, segurança jurídica da tributação etc.

Dicionário - Isenção tributária
Trata-se de dispensa legal do pagamento do tributo. Assim, o ente político tem competência para instituir o tributo, mas, ao fazê-lo, opta por dispensar o pagamento em determinados casos.

Veja mais atualizações sobre Direito Tributário no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos