CDC e serviços de telecomunicações: em discussão possibilidade de rescisão contratual em hipóteses envolvendo débitos

CDC e serviços de telecomunicações: em discussão possibilidade de rescisão contratual em hipóteses envolvendo débitos

O Projeto de Lei nº 3041/2022 visa estabelecer o direito de que o consumidor de serviços de telecomunicações possa cancelar o contrato, a qualquer tempo, sem condicionamento ao adimplemento de eventual saldo devedor.

A justificativa apresentada destaca que os usuários do serviço de telefonia móvel e pós pago têm sido frequentemente surpreendidos com violações de seus direitos ao solicitarem a rescisão dos contratos de serviço de telecomunicações, quando as operadoras condicionam a efetivação do pedido de cancelamento ao adimplemento de eventual saldo devedor, confrontando preceitos básicos do direito dos contratos, sobretudo os da autonomia da vontade, do consensualismo e da boa-fé objetiva.

Assim, a discussão segue visando o direito do consumidor em rescindir contrato de prestação de serviços a qualquer tempo, sendo irrelevante o fato de estar ou não inadimplente em obrigações contratuais.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Relação jurídica de consumo
Aborda o conceito de consumidor e de fornecedor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, mencionando todas as características e peculiaridades de cada qual.

Guia de Estudo - Crimes contra a relação de consumo
Legislação, noção, sujeito ativo e sujeito passivo, objeto jurídico, conduta típica, objeto material, elemento subjetivo e natureza jurídica, crimes contra as relações de consumo na legislação penal e no Código de Defesa do Consumidor, concurso de pessoas, circunstâncias agravantes, pena de multa, penas restritivas de direitos, fiança, outras disposições processuais, e Juizado Especial Criminal.

Resumo - Direito do Consumidor
Prazo de garantia; garantia legal, contratual, complementar e oferta; produto/serviço durável ou não; contagem do prazo; vício de fácil constatação e oculto; produtos usados; finalidade e adequação; vedada a exoneração do fornecedor; manual de instrução.

Resumo - Contrato de adesão
Definição legal e características do contrato de adesão no CDC.

Veja mais atualizações sobre Direito do Consumidor no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos