Dano à imagem e proposta de alteração ao Código Civil

Dano à imagem e proposta de alteração ao Código Civil

O Projeto de Lei 2410/22 da Câmara dos Deputados visa alterar o Código Civil para dispor sobre o regramento específico acerca de dano à imagem. 

De acordo com o texto apresentado, o dano à imagem restará configurado quando presente a utilização indevida desse bem jurídico, independentemente da concomitante lesão a outro direito da personalidade, sendo dispensável a prova do prejuízo do lesado ou do lucro do ofensor para a caracterização do referido dano, por se tratar de modalidade de dano presumido.

Em síntese, a proposta tem por finalidade incorporar ao Código Civil o Enunciado 587, resultante dos debates ocorridos na VII Jornada de Direito Civil, promovida pelo Centro de Estudos da Justiça Federal (CEJ) e pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), haja vista a sua justeza e o seu alcance social.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Petição - Indenização por uso indevido de imagem - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)
Requerente pleiteia indenização contra jornal que publicou em destaque uma fotografia sua, obtida em momento íntimo, mediante artifícios vis, com câmeras escondidas.

Resumo - Dano Moral I
Conceito, bens lesados e configuração, titulares da ação, direitos da personalidade, a prova do dano moral, objeções à reparação do dano, evolução da reparabilidade em caso de morte do filho menor, a reparação e a CF, e cumulação da reparação do dano moral com o dano material.

Resumo - Dano Moral II
Natureza jurídica da reparação, quantificação do dano moral, valor da causa na ação de reparação do dano moral, antecipação da tutela nas ações de reparação do dano moral e culpa contratual.

Resumo - Direitos individuais homogêneos
Conceito, natureza jurídica, sujeito ativo, sujeito passivo e relação jurídica dos direitos individuais homogêneos.

Guia de Estudo - Responsabilidade civil
Tudo sobre o conceito de responsabilidade civil, considerações sobre as espécies de responsabilidade, seus pressupostos, excludentes, indenizações e hipóteses específicas de responsabilidade civil.

Veja mais atualizações sobre Direitos de Personalidade no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos