Proposta legislativa visa alterar a Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais

Proposta legislativa visa alterar a Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais

O Projeto de Lei nº 2803/2021 da Câmara dos Deputados visa alterar a Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (Lei nº 9.099/95) para instituir honorários advocatícios sucumbenciais em sentença de primeiro grau.

A justificativa apresentada segue no sentido de que as ações que que tramitam nos juizados exigem do advogado a mesma ou até maior diligência do que ações de competência das varas cíveis, motivo pelo qual seria indevida a diferenciação quanto à obrigação de pagamento de honorários advocatícios.

No mais, a proposta legislativa indica a necessidade de adequar a Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais à sistemática posta pelo Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015), que estabelece serem devidos honorários advocatícios mesmo em sede recursal e na fase de execução.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Honorários advocatícios
Sucumbência, cabimento de condenação em honorários advocatícios, honorários sucumbenciais, pagamento na pessoa da sociedade de advogados, legitimidade para impugnar e executar, direito ao ressarcimento dos honorários contratuais.

Petição - Liquidação e execução de honorários advocatícios - Novo CPC (Lei nº 13.105/15) 
Autor pede a liquidação e o cumprimento da sentença que condenou o Réu no pagamento de 20% sobre o valor da causa a título de honorários sucumbenciais.

Resumo - Juizado Especial Cível Estadual (JEC - Lei 9.099/95) - Novo CPC - (Lei nº 13.105/15)
Princípios informativos, competência, conciliadores e juízes leigos, partes, atos processuais, pedido, citações e intimações, revelia, conciliação, contestação, instrução, julgamento e sentença nos procedimentos cíveis sujeitos a Lei 9.099/95.

Guia de Estudo - Juizado Especial Cível - JEC
Trata sobre a competência, conciliadores e juízes leigos, partes, atos processuais, pedido, citações e intimações, revelia, conciliação, contestação, instrução, julgamento e sentença nos procedimentos cíveis sujeitos a Lei 9.099/95, bem como as peculiaridades dos Juizados Especiais Federais estabelecidas na Lei nº 10.259/01. Inclui 27 itens para leitura e 3 testes de múltipla escolha.

Guia de Estudo - Honorários advocatícios
Sucumbência, quota litis, cabimento de condenação em honorários advocatícios, honorários sucumbenciais, pagamento na pessoa da sociedade de advogados, legitimidade para impugnar e executar, direito ao ressarcimento dos honorários contratuais. Inclui 52 itens para leitura e 9 testes de múltipla escolha.

Veja mais atualizações sobre Juizados Especiais Cíveis e Criminais no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos