PEC limita substituição do presidente da República

PEC limita substituição do presidente da República

Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 552/06, do deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), que restringe a substituição do presidente da República apenas para períodos de ausência superiores a 15 dias, com a devida licença do Congresso Nacional. Atualmente, o presidente é substituído em qualquer ausência do País pelo vice-presidente e, em caso de impossibilidade deste, pelos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal - nessa ordem.
Segundo o deputado, a PEC adapta a Constituição "às novas facilidades de transporte e de comunicações, que permitem ao mandatário do país manter-se conectado com a nação em qualquer lugar". Para Arnaldo Madeira, "as viagens constantes e por tempo reduzido acabam causando conflitos de agenda para os substitutos".

Tramitação
A proposta tramita apensada à PEC 576/02, do ex-deputado Ronaldo Vasconcellos, que desobriga a substituição presidencial em casos de viagens oficiais. A admissibilidade das matérias está sendo analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Câmara) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos