Proposta de emenda à Constituição torna o voto opcional

Proposta de emenda à Constituição torna o voto opcional

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 546/06, do deputado Mendonça Prado (PFL-SE), que torna o voto facultativo em todas as situações. Atualmente, o voto é facultativo apenas para os analfabetos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os maiores de 16 e menores de 18 anos. Para os brasileiros com 18 anos ou mais, o voto é obrigatório. "O exercício da cidadania é um direito fundamental do cidadão na democracia representativa e, assim sendo, o povo deve exercer o supremo poder por vontade própria e não por força da lei", argumenta o deputado.

Tramitação
A proposta foi apensada à PEC 211/95, do deputado licenciado José Janene, que, além de tornar o voto facultativo, estabelece a duração de cinco anos para os mandatos de presidente da República, de governador, de deputado, de senador, de prefeito e de vereador. A PEC 211/95 recebeu parecer contrário à sua admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), uma vez que alterava mandatos em curso, conforme justificou o relator na comissão, ex-deputado Aloysio Nunes Ferreira. Se o parecer for acolhido, a proposta será arquivada.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Câmara) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos