INSS: alguns benefícios não podem ser pagos ao mesmo tempo

INSS: alguns benefícios não podem ser pagos ao mesmo tempo

Alguns benefícios da Previdência Social não podem ser pagos ao mesmo tempo a um mesmo segurado. Nessa categoria estão, por exemplo, o auxílio-doença e o salário-maternidade. O primeiro pode se estender por até dois anos e o segundo é pago por apenas quatro meses.

A segurada gestante que estiver em auxílio-doença tem de abdicar deste benefício em favor do salário-maternidade. Se após o período de 120 dias da licença materna a requerente ainda se encontrar incapacitada para o trabalho, ela deverá passar por uma nova perícia, que avaliará a possibilidade de a mesma voltar a receber o benefício por incapacidade.

Várias outras espécies também se encontram na mesma situação. É o caso dos benefícios assistenciais (Amparo Social ao Idoso e ao Portador de Deficiência), que não podem ser acumulados com qualquer outro da Previdência Social. Receber benefícios incompatíveis pode acarretar problemas para o segurado, como a cobrança de valores indevidos.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (AgPREV - Agência de Notícias da Previdência Social) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos