PEC acaba com reeleição para cargos do Executivo

PEC acaba com reeleição para cargos do Executivo

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 520/06, do deputado Renildo Calheiros (PCdoB-AL), que proíbe a reeleição de presidente, governadores e prefeitos. A reeleição vigora no País desde 1997, quando foi promulgada a Emenda Constitucional 16.
Calheiros argumenta que a reeleição dificulta a renovação dos quadros políticos, gera um continuísmo que prejudica a solução de problemas que atingem a população e afeta a administração pública.
"A reeleição gera no governante, a partir do terceiro ano de governo, a expectativa de conquista de novo mandato, desviando-lhe o foco de atenção, do plano político-administrativo para o eixo político-eleitoral. Tal distorção acaba produzindo comportamentos eticamente condenáveis e legalmente discutíveis", disse.

Tramitação
A proposta tramita apensada à PEC 119/99, do ex-deputado Dr. Evilásio, que trata de assunto semelhante.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Câmara) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos