TST nega indenização por dano moral em justa causa por furto

TST nega indenização por dano moral em justa causa por furto

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou indenização por dano moral a uma trabalhadora demitida por justa causa após admitir ter furtado, diariamente, R$ 80,00 do caixa da empresa no período de oito meses. Ex-caixa de uma lanchonete de Florianópolis, ela recorreu contra decisão de segunda instância, mas o recurso não foi conhecido pela Turma do TST.

A defesa contestou as provas que levaram a primeira e a segunda instâncias da Justiça do Trabalho de Santa Catarina a indeferir o pedido de nulidade da justa causa. Porém, a relatora do recurso no TST, juíza convocada Maria de Assis Calsing, disse que ficou comprovado, para o Tribunal Regional do Trabalho (12ª Região), que a funcionária cometeu furto continuado. Ela ressaltou que para mudar a decisão do TRT seria necessário o reexame de fatos e provas, inviável nessa fase do processo, de acordo com a jurisprudência do TST (Súmula 126).

O pedido de indenização por dano moral foi feito sob a alegação de que a prisão da trabalhadora constituiu-se lesão à honra e à imagem dela. Porém, de acordo com a relatora, ficou esclarecido, na decisão do Tribunal Regional, que a detenção foi feita “da forma mais discreta possível, com policiais à paisana, sem algemas, sendo ela conduzida em veículo sem identificação”.

A defesa também alegou nulidade da decisão do TRT pelo fato de o juiz que atuou na audiência de instrução e em outra na qual foram colhidos depoimentos das partes ter sido relator do recurso da trabalhadora no TRT. A relatora rejeitou a alegação. Pela CLT, a nulidade ocorre apenas quando os atos correspondentes importarem em prejuízo à parte. Como o TRT registrou que o juiz-relator não adotou nenhuma decisão no primeiro grau, tendo apenas presidido a instrução, não há como reconhecer-se qualquer nulidade, disse Maria Calsing.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos