Busato: STF tem que ser tribunal absolutamente inatacável

Busato: STF tem que ser tribunal absolutamente inatacável

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, afirmou hoje (03) que tem dito, desde o início de seu mandato, que decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser cumprida e não discutida, mas que algumas decisões recentes e polêmicas têm, de fato, acontecido. “Isso deixa a classe jurídica preocupada e o povo brasileiro, absolutamente aturdido com tudo o que está acontecendo”, afirmou Busato. “O STF deve ser um tribunal absolutamente inatacável, mas deve se fazer inatacável justamente pelos seus membros e pelas suas decisões”.

Ao ser questionado durante entrevista sobre a avaliação negativa dada por três mil magistrados à independência das decisões do STF, Busato afirmou que, de fato, há uma situação grave com relação às últimas posições do Supremo, especialmente as concedidas por meio de liminar. Isso explica, segundo o presidente Busato, essa diminuição de conceito que tem recaído sobre a Suprema Corte brasileira. O presidente nacional da OAB está em Manaus participando do X Concad, o Encontro Nacional dos Dirigentes de Caixas de Assistência dos Advogados.

A avaliação das últimas decisões da mais alta Corte do País foi feita pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). A pesquisa mostrou, como resultado final sobre o grau de independência das decisões STF, notas médias abaixo de seis, numa escala de zero a dez. O pior resultado foi referente ao relacionamento do STF com o governo federal. Neste quesito, os ministros do Supremo receberam dos juízes entrevistados nota 3,9 quando se tratou de sua independência ao julgar.

O resultado da pesquisa revela, na opinião de Busato, que o Judiciário, que estava fora da crise política por que passa o país, acabou por adentrar nesse problema.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (OAB - Conselho Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos