Estrangeiros já podem ter acesso à certidão de trâmite pela Internet

Estrangeiros já podem ter acesso à certidão de trâmite pela Internet

Qualquer estrangeiro com processo em andamento no Departamento de Estrangeiro (DEEST) do Ministério da Justiça poderá obter informações sobre o documento e até imprimir uma certidão de trâmite de qualquer parte do mundo. O auto-serviço virtual, disponibilizado pelo DEEST desde junho passado, reduziu em 98% a demanda nessa área.

Serviços como pedido de permanência, transformação de visto, prorrogação de visto e de prazo de estada poderão ser acompanhados pelo estrangeiro que estiver, através do DEEST, regularizando sua situação no Brasil.

"É um avanço importante para o estrangeiro, porque estando sub-administrativo, ou seja, com algum aspecto irregular no país, depende dessa documentação para regularizar a sua situação", afirmou a diretora do DEEST, Izaura Miranda.

Como funciona – Até o lançamento do serviço via Internet, a certidão era emitida pela DEEST. O interessado tinha que vir ao Ministério da Justiça, em Brasília, ou fazer a transação pelos Correios, o que tornava o fluxo de informação lento. O auto-serviço da certidão de trâmite eliminou alguns procedimentos, como requerimento, pesquisa e expedição do documento.

O estrangeiro que precisar sair do País antes da conclusão de seu processo terá nesta certidão um respaldo de que não está irregular, podendo imprimi-lo na internet. Para ter acesso à informações, o estrangeiro deverá entrar no site www.mj.gov.br/estrangeiro e digitar o número do documento ou o nome completo no quadro Consulta Geral de Processos.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Ministério da Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos