Criação do Conselho Superior leva TST a mudar Regimento Interno

Criação do Conselho Superior leva TST a mudar Regimento Interno

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho cancelou a Súmula 321 que estabelecia o cabimento de recurso ao TST contra atos administrativos dos Tribunais Regionais do Trabalho, apenas para o exame da legalidade. O cancelamento deve-se às competências do novo Conselho Superior da Justiça do Trabalho que, pela Emenda Constitucional nº 45, se encarregará da supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.

Os ministros também aprovaram duas alterações no Regimento Interno do TST. A primeira delas amplia a competência do Tribunal Pleno no exame de matérias administrativas. O artigo 70, inciso II, ganhou mais duas alíneas, “r” e “s”. Caberá ao Pleno julgar recursos contra decisões ou atos do presidente do TST e também os recursos contra decisões dos TRTs em processo administrativo disciplinar envolvendo magistrado, estritamente para o controle da legalidade.

Também foi acrescentado um novo artigo (310-A) ao Regimento: “Os recursos em matéria administrativa interpostos de decisões dos Tribunais Regionais do Trabalho, até a data da instalação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, permanecem sob competência residual da seção Administrativa, ressalvadas as hipóteses previstas no art. 70, inciso II, r e s”.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos