Dispensa de ação de execução impede admissão de embargos do executado

Dispensa de ação de execução impede admissão de embargos do executado

A dispensa da ação de execução autônoma impede a admissão de embargos apresentados pelo executado. É a segunda decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesse sentido e foi dada pela Segunda Turma do Tribunal. Em se tratando de obrigação de fazer, aplica-se tutela específica, que "foi alterada em boa hora para dispensar a execução", explicou a ministra Eliana Calmon, relatora do recurso apresentado pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Os embargos, que funcionavam como uma espécie de contestação ou resposta do executado, foram abolidos do processo de execução pela Lei nº 10.444/02, que generalizou o uso do processo executório para impor a regra das obrigações de fazer ou não fazer. Com isso, o processo de execução ficou reservado para as obrigações de pagar ou obrigações consagradas em títulos executivos extrajudiciais.

"A dispensa do processo de execução autônomo e obediente às suas fases procedimentais também dispensa as ações incidentes, tais como os embargos, por absoluta falta de racionalidade. Sim, porque, se não há execução, não há embargos", afirmou a relatora.

A ministra destacou que, por se tratar de modalidade inteiramente nova, não há muitos artigos doutrinários e ainda menos precedentes sobre o tema. No STJ, um único precedente, da Quarta Turma, foi no mesmo sentido do voto da ministra Eliana Calmon.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos